Clique aqui

Mensagem do Grão-Mestre

Mensagem publicada no Boletim do GORN, setembro/2019

Meus Irmãos,

Transcorrido o primeiro mês, estamos trabalhando com afinco e dedicação para promover melhorias em nossa estrutura e para que essas mudanças ocorram alguns ajustes devem ser feitos objetivando sempre manter as nossas tradições e costumes, evitando, dessa forma, comportamentos que vão de encontro às nossas práticas.
Com base nisso e para evitar maiores dissabores foram emitidas orientações a respeito dos trajes e das fotografias, dois pontos importantes que necessitavam de uma padronização com brevidade. No tocante as vestimentas, é de grande relevância que todos tomem conhecimento da existência de uma padronização em conformidade com nossos Rituais e, por esse motivo, deve ser seguida ao pé da letra, partindo da premissa de que o cumprimento de nossa Ritualística deve ser tratado como prioridade.
Outro tema abordado tratou das fotografias no interior dos Templos, algo que há muito estava ocorrendo de maneira desenfreada, ultrapassando alguns limites da razoabilidade, gerando a obrigatoriedade de se estabelecer diretrizes regulamentares para tais procedimentos, resultando em algumas restrições com base em dois critérios, primeiramente na integridade da nossa Sublime Ordem que, mesmo sendo discreta, há muitos detalhes a serem preservados, evitando, dessa maneira, a vulgarização das nossas cerimônias, o outro critério utilizado foi o bom senso, partindo do princípio que não houve proibição de fotos e sim restrição, ou seja, são permitidas de acordo com a ocasião.
Dando continuidade aos trabalhos de alinhamento e tencionando promover uma padronização, também foram emitidos Atos com o propósito de promover mais eficiência na esfera administrativa e, motivados por isso, está ocorrendo uma atualização de formulários buscando facilitar os trabalhos, o que, consequentemente, trará celeridade nas tramitações processuais. Outra preocupação existente por parte de muitos Irmãos, é a questão de promover uma reformulação nos nossos Rituais e, após uma consulta participativa, foi criada uma comissão com esse objetivo, entretanto, todos os Irmãos que desejarem contribuir com essa reelaboração poderão encaminhar a sua colaboração, desde que, fundamentada nos conhecimentos existentes.
É importante conscientizar a todos que o trabalho não para e todos os esforços estão sendo envidados a promover as melhorias necessárias, porém, mantendo a essência da Maçonaria, conservando os seus valores e encarando com seriedade a obrigação de manter imaculada a nossa Sublime Ordem.
Vale ressaltar a importância da opinião dos Obreiros e, nesse aspecto, ratifico sempre a necessidade da interação de todos em uma gestão participativa e, para isso, o Gabinete do Grão-Mestre está sempre de portas abertas aos que desejarem sugerir ou opinar construtivamente em um clima harmônico e fraterno, onde prevaleça sempre a União, focado em promover o bem-estar da coletividade, eivado de ideologias ou individualismos.
Sigamos com a esperança em um futuro promissor, com o olhar voltado para o horizonte, contemplando um alvorecer repleto de energias positivas e almejando sempre a evolução, dispostos sempre a aprender as lições gratuitas ofertadas pelo universo, que nos oferece diuturnamente oportunidades para polirmos a Pedra Bruta e avançarmos no amadurecimento espiritual.
Que o Grande Arquiteto do Universo nos presenteie sempre com a sabedoria necessária para a condução dos trabalhos e que todos possam seguir ombreados com um único propósito: promover o bem da humanidade. 



Mensagem publicada no Boletim do GORN, agosto/2019

Meus Irmãos,
Foi repleto de emoção e com muita honra que, no dia 31 de agosto de 2019, eu, José Ozair Pinto Filho, Soberano Grão-Mestre, e o Irmão José Airton Marcelino de Mendonça, Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, prestamos o nosso juramento perante o Livro da Lei durante a posse para o triênio 2019/2022, no ano do cinquentenário do Grande Oriente do Rio Grande do Norte, e onde, perante a Assembléia Legislativa Maçônica e todos os Irmãos presentes, assumimos o compromisso de realizarmos uma gestão profícua baseada nos Princípios e Leis que regem a nossa vetusta Ordem. 
Inicialmente, agradecemos o apoio incondicional oferecido e a confiança que ora nos foi consignada através da livre escolha de todos os valorosos Irmãos, os quais, através dos votos, nos elegeram para empunhar o Primeiro Malhete da nossa obediência. 
Reafirmo o compromisso assumido de prosseguir engrandecendo a nossa Sublime Ordem e de lutar incansavelmente pelos ideais basilares da Maçonaria, renegando peremptoriamente tudo que foge aos nossos valores e tradições, agindo com transparência e lealdade para com a nossa legislação, atuando em consonância com os poderes Judiciário e Legislativo, mantendo, dessa forma, a harmonia necessária para o bom andamento dos trabalhos. 
Prometo também dar continuidade ao nosso Tratado de Amizade, uma grande conquista para todos e, como tal, deve, acima de tudo, ser mantido e respeitado pois, sendo a Maçonaria uma Instituição Universal é necessária a manutenção da Egrégora para que possamos conviver em sintonia. Portanto, temos a certeza de podermos contar com o apoio total e irrestrito dos valorosos Irmãos, do Eminente Irmão José Héldison de Aquino Carvalho, Grão- Mestre do Grande Oriente do Brasil/RN, e do Sereníssimo Irmão Roberto Di Sena, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do RN. 
Declaro ainda que a nossa Gestão terá um caráter participativo. Estaremos ombreados com cada Irmão de forma abnegada e altruísta, não tendo o GORN, dessa maneira, um ideal individualista e sim prezando pela coletividade em detrimento de ideais ou ideologias, promovendo o bem estar de todos e construindo, tal como pedreiros, uma fortaleza, erguendo, firmemente, Templos à Virtude e cavando, diuturnamente, Masmorras aos Vícios. 
Externo os mais sinceros votos de agradecimento a todos que fizeram parte dessa caminhada, estendendo a mão e ofertando o apoio necessário desde o início, quando o Grão 
Mestrado era só mais um sonho, até a sua concretização, culminando com a realização de uma excepcional cerimônia de transmissão de cargo. Por isso, a todos que colaboraram, o nosso MUITO OBRIGADO. 
Por fim, tal qual o Rei Salomão, rogo ao GADU a sabedoria necessária para conduzir essa imponente e majestosa nau e que a sua Régua Divina esteja sempre a guiar todos os passos na certeza de podermos, ao final do mandato, honrar os votos recebidos, bem como nos regozijar com a sensação de ter contribuído um pouco mais para fortalecer as nossas Colunas e, ao passarmos o Primeiro Malhete ao sucessor, podermos declarar, com o coração em esfuziante alegria: “MISSÃO CUMPRIDA”. 



Discurso na transmissão do cargo, no Átrios Recepções, em 31/08/2019


Meus Irmãos,
Sentimo-nos sumamente honrados em ascender ao Grão-Mestrado do Grande Oriente do Rio Grande do Norte, após submetidos ao julgamento das urnas.
Ao assumirmos o mais alto cargo do Grande Oriente do Rio Grande do Norte, por vontade expressiva dos irmãos, temos a consciência do peso da responsabilidade que ora nos é depositada.
Com vossos votos, convocastes nossos serviços como Grão-Mestres. Assim, neste momento, recebemos essa incumbência, que, acrescente-se, de imediato, não é só nossa, mas de todos nós, sócios solidários nessa árdua e honrosa tarefa.  
Reafirmamos, aqui e agora, nosso propósito, meu e do Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Irmão José Airton Marcelino Mendonça, que comigo compartilhará a responsabilidade de dirigir os destinos do povo maçônico da nossa jurisdição, de não só dar continuidade às conquistas alcançadas, como também, acrescentar-lhes nossas contribuições com o nosso programa administrativo. Contaremos com o espírito de equipe que deverá reinar entre nós, fundamentalmente, de todos os nossos colaboradores, a quem manifestamos o mais profundo respeito e a mais absoluta confiança e lealdade. 
A Maçonaria tem sido, através dos tempos, a defensora das liberdades públicas. Quando povos submergiram no obscurantismo mais lamentável, sem consciência dos direitos de cidadania, vivendo escravizados por uma tirania inescrupulosa, foram os maçons iluminados, que, esquecendo as canseiras e enfrentando as dificuldades, empunharam a bandeira da redenção, pregando em todos os recantos o ideal da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade.
Temos imensas responsabilidades perante a história, porque a Maçonaria foi partícipe em todos os grandes acontecimentos que transformaram os movimentos de libertação em vitórias democráticas.
A Maçonaria é uma instituição progressista e que tem por fundamento básico, dentre vários outros, a busca do aperfeiçoamento de seus membros, para que, burilados, possam servir à coletividade onde estiverem inseridos. 
A busca incessante da valorização dos indivíduos, pela absoluta observância das normas de conduta moral e ética no trato das várias situações que a vida se lhes oferece, além do enaltecimento do patriotismo e dos fundamentos que no curso da história construíram tais virtudes, garantiram à nossa Sublime Ordem o reconhecimento das sociedades e das nações.
O objetivo da Maçonaria é constante, imorredouro, sempre direcionado ao progresso do homem e da humanidade e a sua elevação moral, social e espiritual.
Atentando aos altos propósitos que aqui nos reúnem, na harmonia de tão nobres intenções, imbuídos das mesmas aspirações e crenças, lembra-nos de que todos professamos os mesmos ideais e devemos respeitar os mesmos princípios.
Vale ressaltar, especialmente nesse instante, que entre os princípios que regem a convivência maçônica, sobressai o da alternância no governo da Instituição, que se opera sem interrupção da regularidade administrativa e, mesmo diante de novos mecanismos de gestão, com mudanças de métodos e, algumas vezes, até com alterações de processos gerenciais, permanece sempre fiel aos seus propósitos  elementares, sem quebra de unidade e da continuidade maçônica entre uma administração que se encerra e aquela que se inicia. 
Administraremos o Grande Oriente do Rio Grande do Norte com os olhos voltados para o futuro, criando um GORN pleno de paz, harmonia, concórdia e união.
Se nos foi reservada essa missão, é porque assim o permitiu o Grande Arquiteto do Universo. 
Nosso único dever e maior tarefa é ver o Grande Oriente do Rio Grande do Norte cada vez mais forte e unido, em verdadeira paz e harmonia. Para tanto, não mediremos esforços.
Não só exerceremos o poder para fortalecer nossa Obediência, como Instituição, mas também, o exerceremos para fortificar nossas Lojas, como vigas mestras do edifício maçônico.
Importa aqui registrar a eterna gratidão ao ex Grão-Mestre e estimado Irmão Antônio de Brito Dantas, ícone desta Obediência Maçônica, avalista maior na condução do processo que viabilizou que esse procedimento que ora se instala se realizasse e que alcançasse o objetivo que nos levou à conduzir os destinos do GORN. Grato também somos pelo muito que aprendi com sua convivência. 
Impõe-se atestar seu zelo e abnegação na administração do Grande Oriente do Rio Grande do Norte, por dois mandatos, aos quais se entregou inteiramente e sem descanso, tudo fazendo pelo crescimento e harmonia desta Obediência. Sua administração ficou marcada, para sempre, na história do GORN, como exemplo de firmeza e trabalho intenso. Foi paciente, mas forte e rigoroso no cumprimento do dever, quando as circunstâncias o exigiram. 
Igualmente grato somos ao Soberano Grande Comendador do REAA para o Estado do Rio Grande do Norte, Graus 4 a 33 e ex Grão-Mestre desta Obediência, nosso querido Irmão José de Anchieta Fernandes, pelo apoio incondicional depositado, perante essa árdua tarefa de presidir os destinos desta Obediência, que ora se inicia.
Ao Irmão Antônio Gomes, que ora se despede do Grão-Mestrado e com quem trabalhamos nesta gestão, desejo as bênçãos do Grande Arquiteto do Universo hoje e sempre. 
Por fim, simbolicamente estendo a mão a cada um dos irmãos jurisdicionados, para que juntos, possamos construir a Maçonaria de nossos sonhos, a Maçonaria da Justiça, da Fraternidade e da Liberdade.
Assim nos proteja o Grande Arquiteto do Universo, concedendo-nos serenidade para aceitar o que não se pode mudar, coragem para mudar o que se pode mudar e sabedoria para perceber a diferença. 
Obrigado! 

 

Discurso de Posse, proferido no Templo do GORN em 31/08/2019

Meus Irmãos,
Neste comparecimento à Soberana Assembleia Legislativa Maçônica do Grande Oriente do Rio Grande do Norte para prestar o compromisso do cargo de Grão-Mestre, rendemos ao Poder Legislativo, segundo o preceito legal regulador da matéria, juntamente com o Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Irmão José Airton Marcelino Mendonça, nossas homenagens, especialmente ao Eminente Presidente, Irmão Núbio Fonseca de Melo, que nos tomou o solene compromisso, estatuído em nossa Constituição. Também as estendemos ao Ilustríssimo Irmão Presidente do Egrégio Tribunal Eleitoral Maçônico do GORN, George Macedo Heronildes e Silva, por sua retidão e probidade na condução do processo eleitoral, coroando o seu trabalho com a nossa diplomação.
Creio, Eminente Presidente, Irmão Núbio Fonseca, e veneráveis irmãos Deputados que a dignidade do governo maçônico implica sólido respeito aos Poderes da Obediência, indispensáveis à harmonia e ao bom êxito da administração.
O Poder Executivo trabalhará irmanado com o Poder Legislativo e o Poder Judiciário, no interesse comum da Obediência, cimentando a harmonia e preservando, acima de tudo, os preceitos maçônicos, honrando nossos compromissos e deveres, fiéis todos nós aos juramentos de nossas iniciações e de nossos cargos, cumprindo e fazendo cumprir nossas leis e regulamentos. 
Nesta oportunidade, meus irmãos, não podemos deixar de conclamá-los à concórdia, à união, à paz e  à harmonia, qualidades que devem distinguir os maçons. Devemos, todos nós, concorrer, com nossos exemplos, para a grandeza e harmonia dos três Poderes, tão necessárias à nossa convivência e ao nosso trabalho, visando o fortalecimento do Grande Oriente do Rio Grande do Norte.
Enquanto mantivermos nossa unidade, nossa fraternidade, nossa vigilância, ninguém, nada, nos poderá prejudicar, nem mudar nosso destino.
Façamos nossa união pela colaboração de todos, acima de considerações e sentimentos pessoais, porque um interesse maior, o da coletividade maçônica, exige e merece tal esforço e desprendimento. Nada deve quebrar os vínculos da nossa fraternidade, lealdade e fidelidade, sentimentos tão caros e gratos aos corações maçônicos.
Para nossas propostas, tanto desejamos o apoio consciente e sincero, quanto precisamos da crítica que nasça de uma avaliação objetiva e racional das nossas iniciativas, balizadas pelos sublimes princípios que nos identificam e irmanam, para que possamos fazer do GORN uma Obediência sempre melhor, cada vez mais respeitada, maçonicamente mais justa e feliz.  
Ao assumirmos o Primeiro Malhete do nosso Grande Oriente do Rio Grande do Norte, estamos dividindo com todos, não só os louros da vitória, mas, também, a responsabilidade de fazer com que o Grande Oriente do Rio Grande do Norte seja mais atuante, assim como também temos a convicção de que deveremos ser os Grão-Mestres de todos os Irmãos e Lojas e, não apenas daqueles que nos confiaram o voto.
Doravante teremos a responsabilidade de representar o povo maçônico do Grande Oriente do Rio Grande do Norte e certamente buscaremos o máximo de entrosamento com os Poderes constituídos, firmando efetivas parcerias que visem o bem-estar da comunidade. Também não poderemos nos calar diante de quaisquer ameaças aos valores que procuramos preservar, e certamente a nossa atuação será criteriosa e firme na defesa desses ideais. 
Que o Grande Arquiteto do Universo seja nosso guia e mentor, nosso rochedo, nossa fortaleza e nossa proteção.
Muito obrigado! 


Mensagem publicada no Boletim do GORN de outubro/2018
Meus Irmãos,

Estivemos no Oriente do Rio Grande do Sul participando da Centésima Sétima Assembleia da COMAB onde foi aprovado pelo Colégio dos Grãos Mestres a realização do I Congresso Brasileiro da Maçonaria Confederada que ocorrerá, em Poços de Caldas – Minas Gerais, no período de 14 a 17 de março de 2019. 
A programação é vasta, a começar no dia 14/03/2019, às 20 horas, com a abertura solene com apresentação dos expositores, conferencistas, moderadores e autoridades, seguido de uma apresentação artística da Escola de Samba Saci-Pô. Tudo isso ocorrerá no CENACON – Centro Nacional de Convenções, no Hotel Village Inn.
No dia 15 de março, na sexta-feira, às 8h ocorrerá a primeira parte dos cursos com carga horária de três horas, às 11 horas haverá uma pausa para o almoço retornando às 14 horas com a segunda parte dos cursos com a mesma carga horária. 
Às 21 horas acontecerá a conferência do Ir.∙. Oscar de Alfonso Ortega, Secretário Geral da World Conference of Grand Lodges e Grão Mestre da Grande Loja da Espanha.
No dia 16 de março de 2019, às 8 horas, iniciarão os cursos com carga horária de três horas, concomitantemente, ocorrerá a abertura da Centésima Oitava Assembleia Geral da COMAB, tendo como pauta principal a eleição para a Diretoria para o período de 2019-2020, essa reunião é restrita a membros da Assembleia. 
A tarde é livre para passeio pelo centro da cidade, compras, visitas e banhos no Thermas Antônio Carlos, Cristaleria São Marcos com preços especiais para os congressistas e por último a visita ao Mercado Municipal com a degustação da aguardente mineira e os famosos queijos. 
Às 21 horas ocorrerá o encerramento com a entrega dos certificados; sorteios de presentes; concurso de caravanas mais animada e participativa e, por último, o Baile de encerramento.
Destacamos que os certificados serão entregues também aos IIr.∙., cunhadas e sobrinhos premiados com os melhores textos maçônicos nas três categorias. Quem se interessar em fazer parte da comitiva do Rio Grande do Norte, desde já, agradecemos a todos, pois acho que o nosso Estado deverá se fazer bem representado, já que é nosso primeiro congresso.
Também, no mês de outubro, realizamos a nossa reunião bimestral dos Conselhos dos Veneráveis e Geral na cidade de Assu e aqui fica registrado o nosso agradecimento ao Venerável Nuilson Pinto de Medeiros e aos demais obreiros da Augusta Respeitável e Benfeitora Loja Simbólica Fraternidade Assuense Nº 11 pela distinta acolhida a todos nós que nos deslocamos aquela aprazível cidade. Destacamos, no entanto, que as reuniões foram bastante proveitosas para o nosso Oriente com uma participação salutar dos nossos Conselheiros e Veneráveis, aos quais agradecemos.
Nossa próxima reunião ocorrerá na cidade de Natal, no dia 8 de dezembro de 2018, na Augusta e Benfeitora Loja Simbólica Clementino Câmara Nº 07, às 10 horas, lembrando que à noite, nós teremos o nosso Baile de Confraternização Natalina no Gilson Buffet, com entrega dos Diplomas de Assiduidade Maçônica aos IIr.∙. que se fizeram presentes a todas as sessões de suas Lojas, assim como, o sorteio de brindes. 
Destacamos que o preço da senha individual é o mesmo de 2017 e desta feita, além do jantar, teremos a pólvora amarela gratuita. Esperamos poder contar com a presença de todos os IIr.∙. e poder, de forma efetiva, recebê-los e abraçá-los.


Um TFA!

Mensagem publicada no Boletim do GORN de março/2018

Meus Irmãos

No mês de março de 2018, o destaque maior, indiscutivelmente, foi a Páscoa. Na liturgia cristã é uma festa anual celebrada em data variável em memória da Ressurreição de Cristo.
A data da festa da Páscoa cristã foi fixada pelo Concílio de Nicéia (325) no primeiro domingo que segue a lua cheia do equinócio da primavera (21 de março – Hemisfério Norte) ou logo após essa data. Em razão das variações das fases da Lua, a festa de Páscoa realiza-se entre 22 de março e 25 de abril e de sua data dependem todas as datas do calendário litúrgico.
No domingo, dia 07/04/2018, que segue ao da Páscoa, ocorre o que os cristãos chamam de Pascoela que serve de reflexão do feito de Jesus Cristo pela humanidade.
Dentre os presentes de Jesus Cristo podemos enumerar e selecionar os que mais dizem respeito aos maçons que são: O Pensamento, a Consciência, a Inteligência, a Razão, a Vontade e a Liberdade e o Livre Arbítrio.
Sobre o PENSAMENTO, segundo Descartes: “A essência do homem é pensar”. Por isso, dizia ele: - “Sou algo que pensa, que duvida, que afirma, que ignora, que ama, que odeia, que quer e não quer, que imagina e que sente.” O pensamento faz a grandeza ou a pequenez do homem que assim, aprende a filosofar. De acordo com a evolução e a transformação da sociedade, Espinele (2013) disse que: “O pensamento é a faculdade de formular conceitos cujo grau pode ser algo distante tanto dos sentimentos como das vontades”.
Já com relação à CONSCIÊNCIA, François Rabelais, (escritor francês 1484/1553)), disse o seguinte: “A consciência pertence a esfera da mente humana, por isso, é também um atributo do espírito, do pensamento.” Já Rabelais (2006) disse: “A consciência permite, ao homem, assumir a posições responsáveis porque possui a liberdade para escolher entre o bem e o mal.” O Papa Bento XVI manifesta que “a consciência é a capacidade do homem de reconhecer a verdade.”
Seguimos então com a INTELIGÊNCIA que é a capacidade mental de raciocinar, palmejar, dominar situações difíceis, abstrair e compreender ideias e linguagens e, aprender. Sem sombra de dúvida, inteligência é a capacidade mais ampla e mais profunda de compreensão do mundo à sua volta.
Em seguida vem a RAZÃO que é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusão a partir de suposições. É a capacidade de avaliar com correção, com equidade moral, é a faculdade pela qual o homem pode compreender, conhecer e julgar usando do raciocínio lógico direcionado ao correto.
A VONTADE e a LIBERDADE são a faculdade através das quais o homem é digno de louvor, quando decide pelo bom, e digno de reprovação, quando escolhe o mal, segundo René Descartes. Para Descartes, a liberdade é motivada pela decisão do próprio indivíduo. Para Kant, a liberdade está relacionada com autonomia; essa liberdade só ocorre, realmente, através do conhecimento das leis morais e não apenas pela própria vontade da pessoa. Para Sartre, Liberdade é a condição de vida do ser humano, o princípio do homem é ser livre. O homem é livre por si mesmo, independente dos fatores do mundo, das coisas que ocorrem, ele é livre para fazer o que tiver vontade.
Por fim, o LIVRE ARBÍTRIO. Para Santo Agostinho Livre Arbítrio é a possibilidade de escolher entre o bem e o mal; enquanto que a liberdade é o bom uso do livre arbítrio que é uma faculdade. Para os filósofos já citados, o livre arbítrio é a vontade de escolha. O homem tem a capacidade de discernimento, o que possibilita fazer escolhas voluntarias e independentes de qualquer pressão interna e externa.
Na Maçonaria devemos atentar para a relação trabalho-qualidade de vida que procura interligar interesses diversos e contraditórios presentes nos ambientes e condições de trabalho, de acordo com os valores, crenças, ideologias e os interesses econômicos e políticos. O Irmão, que não detém essa visão de mundo, está fadado, tipificado com o que a Maçonaria mais abomina que é a ignorância.
Façamos valer a Ressurreição de Jesus Cristo todos os dias em nossas vidas, abominando a ignorância e agradecendo os fins supremos da Maçonaria Universal que todos nós adotamos: a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade.


Um TFA!

Mensagem publicada no Boletim do GORN em novembro/2017
Meus Irmãos

Estamos mais uma vez, vivenciando um ciclo natalino, mais um ano que se finda numa atmosfera triste diante da premissa básica, onde o homem com poder, geralmente no seu afã de ter lucro, riqueza e esbanjar luxúria, esquece que em sua volta existe uma sociedade carente que padece de forma anacrônica e de maneira ignorante no
conhecimento educacional e social.
No Natal o sentimento de solidariedade sempre torna-se mais aguçado quando ocorrem as diversas manifestações efetuadas por entidades, associações e até as individuais. São atos isolados que trazem a tona de maneira clara e objetiva que o Estado continua sem cumprir a sua responsabilidade, que o nosso País está na contramão da história enquanto nação, sem evolução e desenvolvimento social.
O submundo onde a miséria reina, tende, ano a ano, a aumentar de forma desairosa e desastrosa sem o controle até estatístico diante da inoperância do Estado aviltante, onde a valorização do ser humano é inócua, as distinções dos portadores de necessidades especiais, índios e os negros tem que ter cotas. Indiscutivelmente mostra a intolerância cultural ou falta de conscientização crítica, formação moral, intelectual e falta de ética.
Sem a tolerância o Brasil continuará sem um ordenamento. O ser humano tem um conhecimento limitado, daí, estar sujeito ao erro. A razão da tolerância é privilegio assegurado e reservado à humanidade.
Nesse momento em que nos revestimos com o espírito natalino, respeitando o nascimento do menino Jesus, sejamos um pouco mais humanos, vamos todos os que fazem o Grande Oriente do Rio Grande do Norte-GORN a uma agência dos Correios para escolher uma carta e fazer uma criança feliz. Sejamos sensatos e agradeçamos ao Ser Supremo, tudo aquilo que temos ou conseguimos podendo fazer alguém feliz. Essa é apenas uma sugestão: qualquer atitude que faça feliz um ser humano necessitado é digna de aceitação, desde que seja feita com paz, com amor, com dedicação, com carinho, afinal é no Natal que a Luz mais forte nos ilumina.
Agradeçamos por tudo o que nos aconteceu no ano desde os momentos bons aos momentos de provação, se os atravessamos é porque tivemos a capacidade de nos resignarmos, até por que, o GADU só nos confia as missões possíveis. Usemos da humildade, pois é possível convivers com a diversidade e com a igualdade desde que sejamos fraternos.
Desejamos a todos um Natal harmonioso com a família e um ano novo profícuo de realização e de sonhos.
Um TFA!

Voltar para a página inicial


Mensagem publicada no Boletim do GORN em outubro/2017
Meus Irmãos

A Revista VEJA, pertencente à Editora Abril, que já foi em tempos áureos o melhor informativo do país, hoje, não detém a mesma credibilidade, principalmente, após colocar a linha de interesse do grupo em troca da sua sobrevivência, caracterizando-se com a sua subserviência, usando da má fé e de um jornalismo sensacionalista, deturpando fatos, tentando manipular a opinião pública através de matérias, sem a mínima aceitação, fundamentação e com total empirismo crítico difundindo o irreal e provando cada vez mais a sua inconsistência maledicente e capciosa.
Sem nenhuma dúvida, a matéria colocada em evidência, tentando denegrir a imagem da maçonaria e a sua credibilidade, construída no Brasil há, exatamente, 200 anos, mostra que a Revista em tela está efetuando o jogo do poder, que tenta, a todo custo, desestabilizar a família e os órgãos que detêm conceito como a nossa Ordem. 
No livro, Uma Luz na História, escrito pelo saudoso Ir.∙. Otacílio Schuler Sobrinho, destacamos o Prefácio elaborado pelo Ir.∙. Antônio do Carmo Ferreira, no
primeiro parágrafo que diz o seguinte:
A verdade não tem dono nem proprietário exclusivo. Ela é e deve, sempre, ser um bem que está ao alcance de todas as pessoas sensatas e honestas. Ao historiador cabe a importante tarefa de apresenta-la sem paixão, sem casuísmo, sem tendência, sem partidarismo e sem prevenção, analisando os aspectos históricos à luz de teorias e dentro de uma época.
No Brasil, nós temos três potências devidamente regulares: GOB, GLERN e COMAB. Por que nenhuma delas foi consultada? Porém, tentaram enlamear a todos com um artigo nocivo e espúrio. É bom que se deixe claro que a Maçonaria sempre que sofreu alguns ataques, e sempre que preciso, soube como defender-se à altura. Fica, então, caracterizado o egoísmo e o egocentrismo dos que fazem, hoje, uma revista que um dia foi, o que hoje não é e jamais será, enquanto persistir numa linha exógena, ou
seja, que provém de causas externas, delineando ou projetando o seu amorfismo ou a sua deformação.
Em síntese, queremos deixar patente o firme e inabalável propósito de sermos uma instituição idônea, que atravessamos séculos com a disposição do bem servir, mantendo-nos sempre prontos a defender uma sociedade mais justa e perfeita na sua integração social. 
São muitos os que desejam ser maçons, poucos são os escolhidos, porque ética, moral, humildade e equidade não se compram, se detém.

Um TFA!

Voltar para a página inicial


Mensagem publicada no Boletim do GORN em setembro/2017
Meus Irmãos

No mês de setembro, tivemos como destaque auspicioso a Semana da Pátria, onde, de acordo com a nossa legislação, todas as nossas lojas devem voltar-se à integração de palestras alusivas à data comemorativa da nossa Independência. 
Além disso, em diversas cidades do Rio Grande do Norte, o Grande Oriente do Rio Grande do Norte – GORN participou ativamente dos desfiles alusivos à Comemoração da data, inclusive na capital, valendo ressaltar que, com um número considerável de Irmãos, aos quais, desde já, expresso o nosso agradecimento a todos. 
Neste momento, em que vivemos dias difíceis na nossa nação, o GORN externou o sentimento de nacionalidade sincera e ética, demonstrando o seu apoio a todos aqueles que labutam na honestidade, na integridade, na harmonia de um povo humilde e resoluto.
Que esse sentimento continue a prosperar e que nós possamos contribuir sempre no desenvolvimento e formação da nação digna que todos queremos, até porque, numa análise bastante otimista, acreditamos que a sociedade brasileira está em situação falimentar; seja na formação educacional; seja na formação familiar; seja na destruição do meio ambiente; seja na corrupção; seja no mundo político onde os eleitos, com as devidas exceções, legislam em causa própria ou em defesa de grandes grupos econômicos; seja na justiça, o que nos leva a uma justiça social destorcida pelas interpretações análogas e atípicas ao conceito do Direito Penal.
Toda essa analogia tem o propósito de nos voltar para o que nos interessa de perto que é a Maçonaria. 
Cabe-nos admitir que a sociedade brasileira é um sistema e o ser humano é parte integrante dele, portanto, o sistema social da integração é o mundo dos homens contemporâneos.
Daí o Grande Oriente do Rio Grande do Norte – GORN defender com ardor a liberdade com ética e com moral.

Um TFA!

Voltar para a página inicial




Mensagem publicada no Boletim do GORN em agosto/2017
Meus Irmãos

No mês de agosto evidenciaram-se inúmeros acontecimentos festivos e comemorativos no seio do Grande Oriente do Rio Grande do Norte – GORN, dentre os quais destacamos a comemoração alusiva ao dia do Maçom que ocorreu no dia 20, porém, por uma questão de racionalidade, desta feita, antecipamos para o dia 19 por tratar-se de ser um sábado, quando entendemos ter sido de maior e melhor aceitação, principalmente, para os Irmãos que se deslocaram do interior do Estado para a capital.
A comemoração principal ocorreu na sede do GORN, mais precisamente às 10 horas, com uma sessão pública, evidentemente, na qual foi proferida uma palestra pelo Ir.∙. Lourival Cassimiro da Costa Júnior pertencente ao quadro da Loja Padre Miguelinho. Na oportunidade distinguimos e homenageamos a três irmãos pelos relevantes serviços prestados à Ordem com medalhas e diplomas do Mérito Maçônico, sendo eles: Cícero Bezerra Júnior – o decano do GORN - que ressaltamos a sua determinação e persuasão com relação à Ordem, quando se faz, dentro dos seus limites, sempre presente a tudo que é promovido pelo GORN. Isso é um fato demonstrável, daí o porque do nosso reconhecimento. O Irmão em tela pertence ao quadro da Loja Clementino Câmara, assim como, Marcelo Fernandes de Queiroz que tem sobremaneira, dado a sua parcela de contribuição para com a Ordem: fica o registro do nosso humilde reconhecimento. E o Irmão Luiz Gomes Neto, da Loja Coronel Fausto, Or.∙. de Areia Branca, que com um ângulo de visão e determinação maçônica, fundou o Clube de Samaritanas que leva o nome de sua esposa – e hoje tem como Presidente a sua nora. O Venerável da Loja, na atualidade, Irmão João Paulo Peixoto Gomes é seu filho, o Mestre Conselheiro dos DeMolay é seu neto e a Honorável Rainha das Filhas de Jó é sua neta. Um homem que tem toda a sua família comprometida com a Ordem Maçônica acreditamos ter feito a escolha correta dentre os homenageados.
Tivemos ainda o recebimento do acervo bibliográfico do saudoso Ir.∙. Ticiano Duarte que gentilmente foi doado ao GORN por sua esposa, senhora Yaponira Duarte, assim como na Sala do Grão-Mestre foi descerrada uma placa dando o nome do citado irmão àquela sala.
Em seguida tivemos na Área de Lazer da Loja Clementino Câmara um lauto almoço, um momento de descontração, harmonia e lazer. Esse congraçamento nos torna cada vez mais cônscios da nossa responsabilidade com a Instituição Maçônica.

Um TFA!

Voltar para a página inicial



Mensagem publicada no Boletim do GORN em julho/2017
Meus Irmãos

Para nós, que temos a grande satisfação de estarmos ocupando o cargo de Grão-Mestre do GORN, é importante ressaltar e desejar, ao mesmo tempo, as boas vindas a todos os Veneráveis da potência que assumiram e aos que renovaram o seu mandato para o biênio 2017/2019.
Desejamos a todos que tenham uma administração profícua e harmoniosa, de modo que seja um período de franco desenvolvimento da nossa potência, visto a capacidade administrativa de cada Ir.∙. que, além dos seus afazeres no mundo profano, dedicarão parte do seu tempo a essa Instituição Milenar para mantê-la sempre viva e pujante no seio social onde as oficinas se inserem.
Da nossa parte, e também da parte do nosso Ir.∙. José Ozair Pinto Filho, que ocupa o cargo de Grão-Mestre Adjunto do GORN, estendemos as boas vindas e, de braços abertos, de acordo com o que preconizam os Diplomas Jurídicos da Ordem, de maneira simples e humilde, o que nos caracteriza, podem contar conosco para juntos e irmanados, de forma fraterna, tentarmos solucionar os problemas da melhor forma possível, visando o engrandecimento saudável do Grande Oriente do Rio Grande do Norte - GORN.
Temos, no entanto, que conscientizarmos a todos de que a única maneira de crescermos e desenvolvermos ações dignas com respeito, com ética plausível é fazendo um planejamento simples, com objetivos palpáveis, a fim de obtermos o resultado esperado nesse espaço
administrativo de dois anos.
Destacamos a importância das iniciações, não o quantitativo, mas sim, o qualitativo de forma imperiosa, dentro da lei, para que a renovação do quadro nas Lojas seja sempre uma constante.

Um TFA!



Mensagem publicada no Boletim do GORN em junho/2017
Meus Irmãos

De acordo com o que preconizam os diplomas jurídicos legais do Grande Oriente do Rio Grande do Norte - GORN, durante o mês de junho, todos os Veneráveis eleitos e suas respectivas diretorias tomaram posse. Evidentemente, como o previsto, num ambiente de bastante harmonia e fraternidade, fortalecendo o laço da irmandade, o que nos deixa, a todos, bastante satisfeitos.
Esperamos e, ao mesmo tempo, desejamos a todas as administrações das Lojas que tenhamos um trabalho profícuo, bastante produtivo, harmonioso e fraterno para podermos galgar cada vez mais espaço, a fim de atingirmos a meta prevista no mundo da formação profissional, no seio da Maçonaria Universal.
Resta-nos tão somente agradecer a todos os Veneráveis, que não renovaram o mandato e as respectivas diretorias, o trabalho empreendido a nossa Ordem, de forma significativa, para que hoje conscientemente possamos dar continuidade ao mesmo. O nosso pensamento é de forma positiva. Façamos, então, uma corrente vislumbrando o nosso crescimento cultural, intelectual, espiritual, fraterno, solidário, humanista e integrador, saindo da filosofia, partindo para a praticidade de ações, a fim de que nesse momento difícil e conturbado em que vivemos no nosso país, possamos mostrar que a nossa Ordem tem muito a contribuir com a paz, com a educação, com a formação moral e ética tão carente no seio social da nossa nação.
Também, no mês de junho, participamos em Salvador–BA, da posse do nosso Presidente e Vice da Confederação Maçônica do Brasil – COMAB, o Ir.∙. Gilberto Lima da Silva e Tadeu Pedro Drago, respectivamente. Valendo destacar que todos os Grandes Orientes Confederados se fizeram presentes, o que prova o apoio total que eles receberam para empreender uma administração salutar à frente da nossa Ordem.
Participamos, ainda em Salvador, da Reunião da COMAB onde entregamos o nosso relatório, que deverá ser analisado e aprovado pela Comissão pertinente e nos comunicando na próxima reunião que ocorrerá no Oriente do Rio Grande do Sul. Na mesma reunião, o Presidente Gilberto expôs o seu plano de trabalho que, com as devidas emendas propostas e aceitas pelos confederados, determinaram a sua aprovação. Esperamos e desejamos o sucesso absoluto aos IIr.∙. recém-empossados. Ao mesmo tempo, agradecemos ao Ir.∙. João Krainsk Neto o trabalho árduo e profícuo à frente da nossa Confederação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário